sexta-feira, 30 de julho de 2010

Blogagem Coletiva Sentimentos - MEDO

Sempre me considerei uma pessoa muito corajosa. Quando pequena subia em árvores muito altas, desafiando o coração acelerado. Tinha sempre uma resposta na ponta da língua para a minha mãe, independente do tapa que tomaria em seguida. Na adolescência, mesmo com certa timidez, falava muito, não tinha vergonha de ler em voz alta, me posicionar na sala de aula e sempre emitir minhas opiniões. Tudo bem, confesso, tinha medo de escuro e quando morria alguém não conseguia dormir sozinha.

Imagem daqui

No início de minha juventude participei de movimentos sociais e organizações que ainda viviam sob o medo da ditadura militar. Apesar de nunca ter particpado de movimentos muito radicais  confesso que morria de medo de ser presa. Ficava horrorizada ao ouvir os relatos dos ex prisioneiros políticos, as torturas...

Imagem daqui
Nunca deixei os movimentos sociais e a luta por uma sociedade mais justa. Entretanto o tempo de me apaixonar, namorar chegou e   algum tempo o medo de  ficar sozinha, não encontrar o meu grande amor me acompanhou.

Imagem daqui
Enfm encontrei um grande amor e com ele tive filhos e então os medos se multiplicaram em proporções gigantescas. Exageros a parte, devo dizer que primeiro tive medo de perdê-los (os filhos)  ainda na barriga. Depois que nasceram tinha medo de que não conseguissem respirar. Quando não comiam eu tinha medo, quando não dormiam direito eu ficava apavorada e quando choravam eu chorava junto.

Imagem daqui e daqui

Como serei mãe para sempre sinto que para sempre terei medo e que eles são o limite da minha coragem. Tanto para mais como para menos. Posso, por eles, vencer todos os medos, como também por eles, posso senti-los todos. Medo da violência vitimá-los, medo de que não sejam felizes, que fiquem doentes, que não consigam trabalho, que não se saiam bem nos estudos,  que não sejam bons profissionais, medo que sofram... Ai quanto medo ainda tenho, mas quanta coragem me envolve!

Vitor e Vinícius em Dezembro de 1996

Esse post é parte da Blogagem Coletiva Sentimentos proposta pela Glorinha de Lion do Café com Bolo.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Um Tesouro Dentro de Mim

Dentro de poucos dias farei aniversário. Por esse motivo, como faço todos os anos,  começei a avaliar a vida, a caminhada. Concluí que tenho um tesouro guardado dentro de mim. Porque tudo o que sou é, na verdade, tudo o que tenho. O que trago de belo na vida, com todas as suas mazelas e dificuldades, não se compra na esquina, nem se acha perdido em algum canto. O que trago na minha história é um baú cheio de sentimentos,  valores, alegrias, amores. As adversidades e as lágrimas estão lá também, mas em menor proporção, encolhidas entre tantas coisas bonitas.

Baú em decoupage feito por mim

O tesouro que trago guardado dentro de mim é a memória que faço do que vivi e a certeza de que encontrarei a serenidade para viver todos os sonhos que sonhei.


TESOURO DA ALMA
(Arabela Morais)

Trago bem dentrro de mim
Um sorriso de criança
Um jogo de esconde-esconde
Uma brincadeira de roda
Um dia em família na praia
Um cachorrinho de rua
Que a meninada adotou...

Trago bem dentro de mim
Um encontro com os amigos
Uma tarde no cinema
Um domingo de papo furado
Uma matineé no carnaval
Festinhas do interior...

Trago bem dentro de mim
um encontro a sós, namoro
Uma dor, um parto, um choro
Uma alegria extrema
De ver a filha crescendo
um bem querer muito intenso...

Guardo bem dentro de mim
O mestre em meu ofício
Me ensinando, mostrando
Que o que se faz se faz bem.
E do  fazer me sustento
E á minha filha também.

Guardo bem dentro de mim
O prazer que isso me traz.
E, lá, bem dentro de mim,
É campo aberto para mais.
É espaço pra guardar
O que, na vida,
É graça e é sério
O que é tormenta e é calma.

E tudo isso pra mim
É o tesouro da alma.


Aos queridos e queridas quen passam por aqui deixo o meu abraço carinhoso.

terça-feira, 27 de julho de 2010

O Anjinho Leitor

Sentada na mesa escrevia um bilhete ao seu pai para lembrá-lo de alguma tarefa ou algo para resolver em casa. Como saio mais cedo que ele recorro sempre aos bilhetinhos carinhosos e as mensagens que amenizam a dureza do dia-a-dia. Enquanto me empenho no recado você passa pra lá e pra cá. Sua presença nunca me é indiferente. As vezes não parece mas observo todos os seus passos. Sei se está se alimentando, se pegou a maçã para o lanche, se está muito cansado, se está triste. Quando canta fico mais feliz pois sei que está bem. Como não fala comigo sei que não está bem por outras pessoas ou  pelo seu semblante carregado e aí sofro junto. Nesse dia em que eu observava tudo ao mesmo tempo em que escrevia o bilhete você chegou perto de mim e me entregou uma caixinha embrulhada para presente. Levei um susto, mas peguei e agradeci. Você foi embora para o trabalho tão depressa, antes que eu pedisse o abraço que na minha carência de mãe  achava que deveria ser entregue junto com o pacote. Abri, era um anjinho. Um anjinho leitor - com um livro nas mãos. Fiquei feliz e emocionada com o presente tão simples mas tão significativo que você me trouxe de sua viagem à São Paulo.
Essa imagem peguei na net, não é a imagem do anjinho que recebi de presente

Lembrei daquele dia em que todas as suas mágoas afloraram e você gritou que sou uma péssima mãe, pois só sei ler e bordar. Quando senti o peso das palavras injustas e da sua raiva apertando meu coração. Mas nesse dia em que você me entregou o anjinho leitor eu entendi  um pedido de desculpas.Não quero ficar me iludindo filho, mas percebi  que ainda há esperança, que mesmo não sendo a mãe que você sonhou,  posso ser simplesmente a sua mãe. Não precisa se desculpar de nada filho, pois a única coisa que você me deve é um abraço apertado e demorado que eu ainda estou esperando receber.

Meu filho, o de casaco claro e barba, no curso de Comunicação em SP
Imagem daqui

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Blogagem Coletiva - Intimidade

Queridos e Queridas, ontem foi o dia da Blogagem Coletiva Espiritual e não consegui participar da 11ª postagem. Acontece que meu computador parou de novo. Sim, ele é novo, só tem um aninho. Mas omprei pela net, numa grande rede americana de supermercados, porque estava com um preço bom, era de 4 gb, HD de 500, porque o monitor era de 22 ". Como veio com aquele sistema operacional que ninguém usa troquei por aqule do Bill Gates e aí me ferrei. Agora não posso trocar, reclamar, pois perdi o direito da garantia. Pode??? O troço só vive dando problemas. Dorme bem e acorda mal, sem querer trabalhar. Por isso ontem nada de computador para a minha postagem e para as visitinhas.

Mas vamos ao que interessa. Hoje a proposta da Crica Viegas, do Um Pouco de Tudo  é Intimidade com a Natureza. A

Eu e Vitor na Feira do verde em Vitória. Dia de reflexão e de descobertas. Quanta coisa é possível fazer para proteger a terra, cuidar da vida do planeta, ficar próximo da natureza.


Palavras verdes


Eu “bem-te-vi” que “sofreu” “canarinho”
com a dor do “beija-flor” sem jardim;
“catatau” já não canta, nem encanta
e o “uirapuru” num silêncio sem fim.

A vida grita p’ra “SobreViver”!
Ninguém acorda p’ra morte da vida!
Nós “vivemos” e a natureza morre,
nós dormimos e a natureza grita.


Bendito o Verbo que criou as palavras
e as cores mais belas da natureza;
bendito o Verbo que criou as cascatas,
os campos, as flores e as borboletas.

Deus criara a natureza primeiro,
sabia que precisávamos dela.
Pediu: “Não toquem na árvore do meio”,
tocamos em toda árvore da Terra.

Destruímos a nós mesmos em tudo,
queimamos o fruto e passamos fome.
Temos semeado cinzas no mundo,
reflorestemos os passos do homem.

Preservemos, nós o planeta azul
com atitudes e palavras verdes.
Não lutemos sós, somos todos um
e estamos deitados na mesma rede.

 Plantemos palavras verdes
e preservemos a vida;
e não façamos da Terra
“terra sem forma e vazia”.

Wiara Cristina Soares
Timóteo - MG
(retirada do Jornal Mundo Jovem)

Aos queridos e queridas que passam por aqui deixo o meu abraço carinhoso.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Crochê na parede - Ideias que encontrei nos blogs

Gente, continuando a reforma da sala de jantar andeiprocurando algum artesanto que pudesse fazer para deixá-la mais bonitinha. Os blogs das amigas e de alguns amigos também, são ótimas fontes de inspiração. Lá no blog da Lu Casado certo dia vi uns quadrinhos lindos feitos com toalhinhas de crochê. Achei fofos demais e pensei em fazer uns pra mim. Entretanto me deparei com um sério problema: NÃO SEI FAZER CROCHÊ!isso mesmo, não sei, nem uma correntinha sequer. Bom,  fazer o que? Me conformar ou pagar para alguém fazer pra mim.

Essa imagem peguei no blog da Lu Casado

Outras imagens também me deixaram de água na boca

Com bastidores de bordar
Essas peguei aqui


Mas aí ficava eu namorando os crochês e sem saber onde encontrar uma crocheteira por aqui. De repente, minha querida amiga e ex estagiária Angela Guidoni chega no meu trabalho pra me visitar trazendo uma linda caixa (ela sabe que adoro caixas) e dentro dela duas toalhinhas de crochê. Caramba, nem acredito! Fiquei super, super feliz. E comecei a imaginar como iria fazer para colocá-las na parede lá em casa. Angela customizou camisetas com outras que fez pra ela. Tudo num tom sobre tom, chic de doer. As minhas ficaram assim:

                                                     


  

Colei com termolina leitosa, que também impermeabiliza, em dois quadrinhos que iriam para o lixo. Passei primer e pintei os quadros pois eles tinhas umas imagens com frases religiosas.

                                          

O outro lado da sala com o relógio e o pingente que fiz para a cortina. Estou animada, num momento dona de casa, organizando tudo. Vamos ver até quando vai durar. Rsrsrs

Aos queridos e queridas que passam por aqui, deixo meu abraço carinhoso.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O Relógio Customizado

Adoro relógios. Aliás minha vida sempre foi marcada por relógios, que marcavam horas tmpos e amores. Sobre um em especial escrevi aqui no Canto de Contar Contos da Cris França, leia aqui. Ma agora arrumando a salinha de jantar lá da minha casa (digo salinha porque a casa é pequena mesmo, é casa de conjunto habitacional) percebi que o relógio da parede não combinava com as coisinhas todas que eu estava arrumando por lá. O relógio que me avisa e apressa para a hora do almoço e da janta, que me alerta para a hora de sair de casa para o trabalho, para a escola dos meninos e para outros compromissos, meu grande companheiro estava muito sem graça, meio tristinho. Resolvi dar uma levantada no astral dele. Devo dizer que sou péssima com tintas e pincéis mas criei coragem e coloquei a mão na massa, na tinta.



Acho que deu uma alegrada na parede

                                
                                
Olha  como ele era tristinho. Esse relógio marido ganhou no sorteio de natal na Secretaria  do Estado onde ele trabalha. Como o outro relógio que eu tinha lá quebrou, ele me apresentou essa pérola que estava guardado lá na despensa e eu nem sabia, tamanha a importância que ele deu para o brinde.

O que eu fiz então: Passei uma mão de primer para pet e metais na cor branca, pintei com tinta PVA artesanal amarela , colei com termolina leitosa apliques de tecido em forma de borboleta e tulipa.

Vou tirar hoje uma foto que mostra a parede toda e a mudança que a cor do relógio deu á parede.

Aos queridos e queridas que passam por aqui deixo o meu abraço carinhoso.

terça-feira, 20 de julho de 2010

A janela

Tão simples a janela, mas que complicação colocá-la ali. O mais difícil não foi  quebrar a parede, o mais díficil foi convecê-lo que a luz do sol deveria entrar por ali para trazer mais calor e alegria  à nossa casa.


Veja como era antes


Veja a janela já instalada e sem a pintura da parede

Lá fora estamos projetando um lindo jardim vertical com casinha de passarinhos também.




Pois esta tempestade um dia vai acabar!
Quando a chuva passar,
Quando o tempo abrir,
Abra a janela e veja eu sou o sol.
Eu sou céu e mar,
Eu sou céu e fim,
E o meu amor é imensidão.

Aos queridos e queridos que passam por aqui deixo o meu abraço carinhoso.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Intimidade Fraternal

Pelo caminho, atrasada e cansada já na manhã de segunda feira, vinha pensando nessa Blogagem Coletiva e sobre o que abordar. Intimidade fraternal.... lembrei dos poucos amigos queridos que tenho, tão próximos e quase irmãos. Mas quando passei em frente a uma loja que estava ainda, aquela hora (quase 10 da manhã), com as portas fechadas li o seguinte comunicado.
Fiquei analisando o conteúdo do texto e o que estaria por trás disso. Claro que esse pai ou essa mãe vão perder dinheiro mas também fiquei pensando no quanto o filho vai ganhar e nenhum dinheiro do mundo pagaria isso. O que está escrito ali na verdade está na contra mão da história. No momento em que se deixa filhos  para ganhar dinheiro, alguém deixa o dinheiro e o trabalho para ganhar o filho. Lindo! Pura intimidade.


Aos queridos e queridas que passam por aqui deixo o meu abraço carinhoso.

domingo, 18 de julho de 2010

Blogagem Coletiva Espiritual Ecumênica

Amo a Deus simplesmente porque AMO. Aprendi a amá-lo porque fui ensinada, e acreditei piamente no que me contaram. Ensinaram-me  que Deus nos ama incondicionalmente.Saber disso fez toda a diferença em minha vida. Portanto não é preciso, nessa relação de amor, presentes e favores. Nada do que faço pela Igreja ou pelos irmãos, faço em troca de favores. Faço simplesmente porque Deus é amor e esse amor transborda em nós para doá-lo aos outros. Deus, ainda que eu não mereça tem provido a minha casa e a minha vida das coisas que necessito. Ainda há outras (não bens mateirias) que anseio mas Ele sabe tudo, pois tudo vê e tem estado ao meu lado nessa espera. Esse Deus a quem AMO nada me deve. Sou eu  quem devo tudo a ELE.


Aos queridos e queridas que passam por aqui deixo o meu a abraço carinhoso!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Notícias e Agradecimentos

Queridas e queridos, gente bacana, antenada, adocicada, as vezes salgada, mas sempre amada, que adoro! Agradeço de coração os comentários lindos e carinhosos sobre o post abaixo e  também aos votos de feliz aniversário enviados para o marido. Estou com uma vontade de dizer uma coisa...aliás escrever. Gente, declaração de amor não significa falta de turbulência na relação. As vezes o bicho pega lá em casa. Até porque ando sempre a 200 km por hora e o marido as vezes tem uma certa dificuldade para descer o pé no acelerador. Bom, talvez esteja aí a receita pra dar certo. Pode ser.

Mas hoje quero dizer que o curso de secretárias foi maravilhoso. Um dos melhores que já organizei. Foi um dia descontraído e muito produtivo. As exigentes secretárias estavam num clima muito tranquilo e esteve tudo ótimo apesar do meu cansaço.

Seriedade e descontração

Almoço e lanche momentos de colocar o papo em dia

 
Palestras especiais

Estou mais tranquila agora e com mais tempo para entrar nos blogs dos amigos. Aproveito para mostrar o chinelinho que fiz para a minha amiga tão querida  Aline.

Com os girassóis desejo pra Aline, dias ensolarados sempre.

Aos queridos e queridas que passam por aqui deixo o meu abraço carinhoso.

terça-feira, 13 de julho de 2010

O Rio e a Montanha




Para o meu marido, pelo seu aniversário hoje 13 de julho.

Abro os olhos nessa manhã de 13 de julho antes que os primeiros raios de sol entrem pela janela ignorando o escuro da cortina. Sinto sua presença forte e o calor do seu corpo ao meu lado. O primeiro pensamento é para ele e a primeira lembrança é de que hoje é o dia do seu aniversário.



Fico pensando em nosso encontro, em nossa história e refletindo sobre o que significa tê-lo ao meu lado. Nosso encontro é assim como o do rio e da montanha, que se complementam apesar de diferentes. Um deságua, outro limita, um cai o outro sustenta, um chora o outro abraça. Cada um respeitando o curso, o caminhar e a missão do outro. Cada um se moldando e se ajeitando para abrigar e acolher o outro. Portanto essa disparidade só me faz tomar como exemplo o rio e a montanha, quando ao longo da vida fomos um e outro. Algumas vezes fui rio e outras ele o foi e tantos momentos fui montanha enquanto em outros a rocha foi ele.


Entretanto se estou escrevendo sobre o nosso encontro e o nosso viver é porque essa história, escrita e desenhada em quatro mãos, se faz mais bonita pela pessoa que ele é, tenho certeza. Claro que lágrimas e desencontros, tantas vezes, entraram no contexto dessa história.


Caráter, honestidade, decência foram as primeiras qualidades que encontrei quando o conheci. E posso dizer que o conheço desde sempre. O pai carinhoso de meus filhos e o marido gentil e companheiro conheci depois. Entretanto seu jeito calado as vezes esconde seu lado brincalhão, divertido e moleque. De qualquer forma, no meu desespero tem sempre uma voz tranqüila para me refrear. Nos dias de tristeza que me assombram tantas vezes, o seu silêncio é o tom certo do meu limite e o seu olhar é o recado que ouço como acalento.

Mas também é a minha voz que o motiva a continuar, isso digo sem nenhuma vaidade. É o meu desembocar que o obriga a seguir em frente e o faz forte para seguir. As vezes os desafios são tantos, os pesares são quantos, mas ainda assim estou lá com a minha solidez para o abraço que cuida e protege. Chorei todas as suas tristezas e ele sorriu todas as minhas alegrias. Todas as vezes que me feriram foi a ele também que o fizeram e em todos os seus regozijos foi um sorriso estampado em meu rosto que viram.

Hoje, em todos os instantes da minha oração permanente, digo uma prece por ele. Para que tenha força pra continuar, que seu coração seja sereno para o perdão, que o amor de Deus o inunde para jamais duvidar. Que sejam guardados por hora,  a dor e os problemas do dia-a-dia para dar lugar a alegria e a festa. Que assim como o rio beija a montanha e esta abraça o rio, possamos juntos festejar a vida. Feliz Aniversário Amore!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Intimidade

Numa proposta da Crica Viegas do Blog Um Pouco de Tudo, começamos hoje a Blogagem Coletiva com o tema Intimidade. Em 12 de julho  Intimidade Romântica é o assunto. Estou nesse dia envolvida até o último fio de cabelo com o Curso de Arquivo das exigentes secretárias. Portanto esse post foi programado Resgatei partes de um texto meu que combinam com esse tema.

Identidade



Identifico-me como a esposa de meu marido, aquele que escolhi livremente como companheiro. Optei pela família, pelos filhos, por partilhar tudo o que sou e tudo o que tenho. Escolhi ser amada e amar, na mesma medida se possível. Escolhi entregar o corpo, o coração, o desejo e o ensejo a um só homem.



É claro que também construí minha identidade como profissional, em minhas relações de amizade e em minha comunidade eclesial. Porém posso afirmar que minha identidade foi alicerçada a partir da escolha do meu companheiro. Foi a partir dessa escolha que me identifiquei como mulher, como mãe e até mesmo como profissional, pois desde então me senti acreditada e motivada a seguir meu caminho.



Junto dele e motivada por ele fiz outras escolhas. Foi essa relação que um dia me fez perceber meu corpo, meus dons, meu potencial. Enfim, a minha beleza como pessoa e como mulher, descobri através dessa escolha. Porque somente o amor fez a mulher que há em mim desabrochar e amadurecer.

A minha vocação é de amar e escrever a minha história a dois, respeitando o tempo, desenhando a vida. É escrever o amor, nos gestos cotidianos com ternura, com atenção, com cuidado comigo e com ele. Ter sempre consciência da presença dele ao meu lado, ter sempre consciência do valor que ele tem para mim e que tenho para ele.

 

Recebendo flores e telefonema no dia do aniversário de 21 anos de casamento

De qualquer forma tenho certeza que seu rosto, sua presença é porto seguro, refúgio, convite para olhar além. Sou a mulher de um único amor, mas com liberdade para escolher isso. Para escolher o desafio da fidelidade num tempo de relações provisórias.




A escolha que fiz pode parecer complexa aos olhos de uns, pode parecer bem simples para aqueles que cultivam valores como os meus. As vezes, essa escolha, me parece simples e complexa, rosa ou espinho, brisa suave ou tempestade. Porém, são os altos e baixos que, de alguma forma e sem explicação, temperam a história, determinam e dão o toque de uma dimensão humana numa relação transcendental.


Aos queridos e queridas que passam por aqui deixo o meu abraço carinhoso.

domingo, 11 de julho de 2010

Blogagem Coletiva Espiritual Ecumência

"ESPIRITUALIDADE É sentir profundamente a dor de qualquer pessoa em qualquer parte do mundo".


Compaixão e ESPIRITUALIDADE

Porque as imagens valem mais do mil palavras

Apesar de sermos  todos irmãos, filhos do mesmo Pai, a ganância e o egoísmo criaram um mundo onde crianças passam fome.

Onde crianças morrem de fome. Impossível dormir sossegado depois de saber disso.

Aos queridos e queridas que passam por aqui deixo o meu abraço carinhoso.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A artista de Xangai

A autoria do livro é da americana Jennifer Cody Epstein

A artista de Xangai é o título do livro que estou lendo. Gente estou adorando! Deixei  Chatô: o rei do Brasil na fila e estou viajando nessa história maravilhosa. É um romance baseado  na vida e no trabalho artístico de Pan Yuliang, embora seja obra de ficção. O livro relata a história de uma menina orfã chinesa, vendida como escrava e prostituta por seu tio aos 14 anos, sua luta pela sobrevivência e pelo seu reconhecimento como pintora. Yuliang é um das pintoras chinesas mais talentosa do século XX.


Retrato de Pan Yuliang

Acho que vale a pena a leitura, quer pela história bem contada, quer pela trajetória de vida (apesar de ser ficção) dessa mulher que viveu na China entre 1899-1977.

Os preparativos para o curso estão a todo vapor. Dei uma paradinha para escrever esse post pois os meus dedos coçavam de vontade de partilhar com vocês essa leitura.

Aos queridos e queridas que passam por aqui deixo o meu abraço carinhoso.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Novidades

Gente querida, ando sumida dos comentários dos blogs mas é por uma boa causa. Estou as voltas com o Curso de Secretárias e com mil coisas para preparar e organizar. Além da minha palestra, tenho toda a infra estrutura para pensar pois é o meu setor quem coordena esse evento. São quase 60 pessoas inscritas e estou ansiosa querendo e fazendo o melhor para dar tudo certo. A imagem acima é da arte das pastas que vamos oferecer esse ano.

Outra coisa que gostaria de partilhar com vocês é sobre a matéria que saiu na Revista AG - suplemnteo de domingo do jornal A Gazeta. Uma reportagem muito intressante sobre o universo dos blogs. Segundo eles, moda, decoração, casamento, sexo, filhos, receitas são assuntos que a gente gosta e que sempre encontramos nos blogs. A revista também tem um blog e lá está uma parte da matéria de domingo .

                                    
                                                 Capa da revista AG- Veja o Blog

Na verdade descobrimos um universo que proporciona muito prazer e informação. E estamos nos dando muito bem nesse campo. Tanta coisa bacana lemos todos os dias, quatas amizades e carinhos encontramos por aqui, né? Amanh prometo postar sobre o livro que estou lendo e adorando. Na verdade estou devorando a história e viajando na trajetória de uma mulher e artista sensível e guerreira. Amanhã conto tudo. 
Aos queridos e queridas que passam por aqui deixo o meu abraço carinhoso.


domingo, 4 de julho de 2010

Blogagem Coletiva Espiritual Ecumênica

Escuta x ESPIRITUALIDADE

"ESPIRITUALIDADE É silêncio, interiorização, escuta de Deus, do mundo e de nós mesmos".

Dizem que temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos  muito mais do que falamos. Sou uma pessoa falante, falo pelos cotovelos, falo muito. As vezes tenho o péssimo costume de antecipar o que uma pessoa vai falar. É um dos meus maiores defeitos eu sei, tenho consciência disso. Portanto ESCUTAR é um dom que preciso aprender. Confesso que venho me esforçando, mas ainda caio na tentação do falar. E aí muitas vezes não ouço a voz que fala dentro de mim.
                                          

Como é divinamente lindo saber escutar. Ouvir, alem do seu próprio coração, o outro. Parar para ouvir alguém que precisa de alguém para ouvi-lo. Isso é carinho, doação, acolhimento.



É preciso fazer um exercício constante para ouvir o outro e ouvir o seu próprio coração. É preciso exercitar o coração para que ouvindo o outro se possa escutar o próprio Deus.


Aos queridos e queridas que passam por aqui deixo o meu abraço carinhoso.