terça-feira, 22 de junho de 2010

Dunga: herói ou vilão?

Gente querida! Obrigada por tanto carinho. Estou melhor, como falei no post anterior, o nervosismo e o descontrole foi devido a uma troca de medicação. O organismo reagiu e aí  sai dando "sopapos" em quem estava por perto. Rsrsrs
Quem me conhece sabe que não ligo nada para futebol. Torço e assisto os jogos do Brasil e também quando o Flamengo está em campo dou um apoio moral ao marido e ao filho,  flamenguistas doentes. E acho também um absurdo que as pessoas se envolvam tanto com a copa, vistam a camisa verde e amarela e depois esqueçam tanto patriotismo, principalmente na época das eleições. Mas não conseguimos ignorar o Brasil em campo e nessa hora a gente torce, grita e quer também ver a seleção hexacampeã.

Mas fiquei intrigada com a história do Dunga e o jornalista da Globo. Primeiro que eu achei feio demais ele sair xingando as pessoas, achei desnecessário. Depois vem o Tadeu Schimidt com uma nota de desagravo contra o Dunga no fantástico.Veja aqui a confusão na entrevista coletiva após o jogo contra a Costa do Marfim.
 Ontem recebi o seguinte e-mail: (que você pode conferir aqui)

DUNGA – MESMO SE PERDER DE GOLEADA, JÁ É UM VENCEDOR...

O Jornal O Globo em sua primeira página da edição de hoje, quarta feira 16 de junho de 2010, desce a lenha na seleção e principalmente no seu treinador. Qual a razão dessa súbita mudança de comportamento ?
Vamos aos fatos :
Segunda feira, véspera do jogo de estréia da seleção brasileira contra a Coréia do Norte, por volta de 11 horas da manhã, hora local na África do Sul. Eis que de repente, aportam na entrada da concentração do Brasil, dona Fátima Bernardes, toda-poderosa Primeira Dama do jornalismo televisivo, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe completa de filmagem, iluminação etc. Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a dominadora esposa do chefão William Bonner sentenciou : “ Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores...”
Comunicado do fato, o técnico Dunga, PESSOALMENTE dirigiu-se ao portão e após ouvir da sra. Fátima o mesmo blá-blá-blá, foi incisivo, curto e grosso, como convém a uma pessoa da sua formação.
“ Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de “REPORTAGEM EXCLUSIVA” para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma...”
Brilhante !!! Pela vez primeira em mais de 40 anos, um brasileiro peitava publicamente a Vênus Platinada !!!
“ Mas... prosseguiu dona Fátima - esse acordo foi feito ontem entre o Renato ( Maurício Prado, chefe de redação de Esportes de O Globo ) e o Presidente Ricardo Teixeira. Tenho autorização para realizar a matéria”.
- “ Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer pro Ricardo ( Teixeira ) que se ele quer insistir com isso, eu entrego o cargo agora mesmo!”
O treinador então virou as costas para a supra sumo do pedantismo e saiu sem ao menos se despedir. Dunga pode até perder a classificação, a Copa , seu time pode até tomar uma goleada, mas sua atitude passa à história como um exemplo de coragem e independência. Dunga, simplesmente, mijou na Vênus Platinada ! Uma estátua para ele !!!

João Ignácio Muller - JIM

Acho que essa história, se for verdadeira explica um pouco a reação de Dunga na entrevista coletiva depois do jogo. Acho legal que o treinador se imponha, não abaixe a cabeça para esse ou aquele veículo de comunicação, que coloque moral no seu reduto. Ainda mais que lendo sobre o assunto fiquei sabendo que o poder da Rede Globo sobre a CBF, e consequentemente a equipe técnica da seleção, é tão grande que em copas anteriores jogadores eram obrigados a acordar no meio da noite para dar entrevista para a emissora. Tudo isso em nome da exclusividade. Tendo em vista que a mesma enviou mais de  250 profissionais para a Africa do Sul, imagine o que se esperava. Ainda tem a questão dos patrocinadores que a cada vez que seus patrocinados aperecem na TV a marca fica em evidência.


Dunga, herói ou vilão? Corajoso ou mal educado? Continuo a achar que foi desnecessário xingar o jornalista Alex Escobar durante a coletiva. Mostrou um destempero que realmente não condiz com seu cargo e sua história.E vocês o que acharam da reação de Dunga?
Aos queridos e queridas que passam por aqui deixo o meu abraço carinhoso.

16 comentários:

She disse...

Oi Gi, bem vou discordar disso tudo... rsrs Bem, sou jornalista sim, infelizmente não trabalho pra Globo, admiro a Globo sim, admiro os jornalistas sim, mas também critico quando acho que eles vacilam... mas eu acho que as pessoas estão desviando de uma realidade que é a arrogância, falta de humildade, falta de classe e a falta de educação do Dunga, se a Globo foi arrogante acho que não se responde arrogância com uma arrogância maior ainda...
Sinceramente, pra mim, tanta arrogância, prepotência e teimosia é para esconder uma tremenda INSEGURANÇA, se a Globo errou e pode ter errado mesmo, pois ela erra muitas vezes, e não é porque a admiro que não enxergue as suas falhas, o Dunga não poderia nunca ter tido aquela postura diante do cargo que exerce... o cara é o técnico de uma seleção!!!!!!!!!
Se ele tinha alguma razão ele perdeu todas quando ficou balbuciando xingamentos e impropérios sem noção, o cara tava numa coletiva e além da gente já ser obrigado a ouvir aquele festival de falta de plurais nas suas palavras e zero concordância verbal eu, sinceramente, acho que a população brasileira não precisa ser representada por um técnico que não sabe ter postura. É preciso ter controle... realmente INTELIGÊNCIA EMOCIONAL é para poucos...
Desculpa, minha querida, pelo desabafo, mas essa reação do Dunga foi o estopim de um mal educado e sem classe.

Mudando de assunto, Lindona, tem selinho pra vc lá no meu Cantinho, o selinho tem o nome de "Prêmio Dardos" e está no meu segundo post do dia 21/06, se quiser aceitar pegue lá pra vc, beijo, beijo!
She.

Elaine Barnes disse...

Bem, resumindo: Qualquer cargo de poder instiga a arrogãncia e a prepotência de muitos seres humanos.Vem a tona um lado que estava escondido a sete chaves.Montão de bjs e abraços

armalu,blogspot.com disse...

Como Portuguesa não deveria ter opinião nestas coisas, são demasiado vossas, mas deixem-me dizer-vos que casa onde não há pão todos ralham, mas ninguém tem razão, podem ter errado os dois mas não vamos crucificar o tal Sr Dunga, pode até ter sido extemporanio, acredito, mas fosse alguém fazer o mesmo, o outro gostariam.As horas que antecedem os jogos são tramadas para todos, e ninguém pode julgar ninguém, e só tem de se lembrar da responsabilidade, do cargo, e demais ele até levou o Brasil a mais uma vitória, e isso é que deve ser importante. Sim é um colectivo uma equipa mas o treinador é o responsável máximo, verdade?! ou estou enganada, vamos fomentar a paz, e esquecer a guerra, isso é uma guerra de titãs. bj

She disse...

Oi Gi, clica em cima da fotinho do selinho com o lado esquerdo do mouse que o selinho aparecerá sozinho em outra página aí vc pode copiar... qq coisa me fala, beijo, beijo!
She

chica disse...

Eu o acho tremmendamente prepotente...um beijo,tudo de bom,chica

Isadora disse...

Gi não acompanhei muito bem essa confusão e em uma entrevista que vi, logo após o jogo, o Dunga foi sarcástico com um dos jornalistas. Na hora pensei a mesma coisa, mas que desnecessário, mas como toda história tem dois lados, embora tenha sido sarcástico não abaixou a cabeça, pois foi muito criticado por algusn jornalistas. Mas vale lembrar que isso sempre existirá críticas e criticados.
Um beijo

Macá disse...

Olá Giovanna
Olha, eu estava assistindo o Dunga e não entendi porque de repente ele passou a ser sarcástico, perguntando se tinha algum problema com um jornalista. Achei horrível aquilo. Depois o Tadeu veio com aquela bronca, que eu também não gostei, embora adore o Tadeu. Não sei direito sobre a história toda, o que realmente aconteceu, mas não acho que seja assim que se resolve. Se bem, que também não fomos nós que ouvimos né?
Devia estar de sangue quente.
beijos

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi Gi! Obrigada pelo carinho lá no bloguito.
Gostei de ler este post.
Beijos.

Por toda minha Vida disse...

Oi Giovanna.

Bem como é impossivel não falar de COPA, acho Dunga dos anões da Branca de Neve o mais chato, tapadinho, rsrsrsrsrsr, quer saber tô me lixando para tudo isto. Muito obrigada pelo comentário no blog, eu também sou casada há 20 anos, mas como vc dise momentos tudo é o momento, costumo dizer que se tudo fosse só alegria acabaria sendo chato afinal são as sacudidas que levamos que nos faz se sentir viva.

Beijo e ótimo São João.

Renata

Mara D'Almeida disse...

Ei Giovanna!
Em relação a esse assunto do Dunda, penso o seguinte: Ele não goata da mídia, até mesmo por falarem algumas coisas que não condizem com seus jogadores (como disseram que o Júlio César não havia se recuperado completamente para jogar, isso depois de gravarem um momento dos treinos) A mídia sem ter todas as informações, fala pelos "cutuvelos", isso irrita o Dunga como a qualquer um que estivesse no lugar dele.
E como ele não se sujeita a mídia, principalmente a TV Globo, a mídia detona com ele. Ou seja ele pediu briga e a TV globo tem peso suficiente para brigar e virar a cabeça de qualquer torcedor fanático contra o técnico da seleção brasileira.Eu tenho certeza que ele é um bom técnico como foi bom jogador, apesar de ter errado quando usou de palavrões diante dos jornalistas, mas todos tem direito de errar e se irritar.
Abraços e gostei da sua abordagem da copa!

Unknown disse...

Bom, como costumo ouvir e dizer, toda história tem 3 lados...cada um acha que tá com a razão, e tem o lado imparcial, mas esse fica muitas vezes escondidinho...

Lulú disse...

Pois é Crica, a razão está sempre escondida. Concordo com você.
Valeu sua postagem, Giovanna,não havia tomado conhecimento do caso , mas valeu sua postagem.
E também os comentários das amigas.
Beijoa.

Beth/Lilás disse...

Eita, que o Dunga é temperamental mesmo!
Mas, fala sério! Vocês já viram jornalistas dessa grande emissora quando querem pegar um furo de reportagem como ficam? Se acham os donos do mundo, deve ser por isto que o Chico Anísio criou aquele personagem antigo chamado Bozó, lembram?! Se gabava todo porque trabalhava na Globo e era um simples porteiro.
E gente, nesta época de Copa do Mundo, todo mundo dá pitaco na seleção, em como deve isso ou aquilo, cansa!
Agora, mal educado é outra coisa, palavrões também. Acho que isso não tem nada a ver.
bjs cariocas

Unknown disse...

Li o post e os comentários e pelo jeito muita gente não sabe o motivo pelo qual o Tadeu falou daquele jeito no Fantástico...
Vi a reportagem, achei desnecessário em plena copa do mundo a globo criticar daquele jeito o Dunga...na segunda-feira, fui procurar saber o que tinha por trás e.... encontrei...
Vejam os dois links, num deles, explica a atitude da Globo e no outro o pedido de desculpas AOS TORCEDORES.

http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/06/22/globo-negociou-entrevistas-com-ricardo-teixeira-mas-dunga-vetou.jhtm

http://esporte.uol.com.br/ultimas/reuters/2010/06/24/ult28u61988.jhtm

Unknown disse...

Só pra complementar...dps disso surgiu a campanha CALA BOCA TADEU SCHMIDT, que chegou aos assuntos mais comentados do Twiter..mais até do que o Cala boca Galvão

irene disse...

http://picasaweb.google.com/sobordamos

também quero enfeitar o mundo... com linhas e agulha

veja estes álbuns quem sabe goste de algum