quinta-feira, 4 de março de 2010

Tomates Secos ao Sol - parte II

Gente querida e amiga. As vezes tenho tantas coisas pra falar aqui mas o tempo é curto pra mim. Hoje cumpro o prometido e falo do meu mais novo projeto: desidratar alimentos ao sol. Ainda não sei se vai dar certo mas quando cismo com uma coisa, não descando enquanto não dou um jeito de fazer (marido que o diga).
Eses eu não fiz, imagem daqui


Amo tomates secos e como já postei costumo fazer no micro-ondas pois gasto um tempo menor e no meu caso tempo é importante demais. Outro dia recebo um comentário de uma fofa chamada Mônica e passseando no blog dela estava lá uma desidratadora de alimentos ao sol. Fiquei maravilhada e fui pesquisar sobre a geringonça. Não é que tinha um modelo fácil de fazer. Comprei o material (gastei 12,50 reais) e chamei o marido para mãos a obra.

Esse peguei aqui

Gente esses modelos são para desidratar alimentos o sol. Imagine vocês com o sol que temos durante o  ano aqui no Brasil. E nessas geringonças podemos desidratar tomates, legumes e até frutas. Um Show! Marido chegou do trabalho e ficou atém mais de meia noite fazendo a caixa e eu ali do lado, dando palpites e apoio. Optamos por fazer uma de isopor pois é apenas uma experiência.



Veja o detalhe da telinha para entrada e saida ar.
O papel alumínio ajudar a concentrar o calor

Arrumei os tomates e depois de pulverizar uma mistura (meio a meio) de açucar e sal coloquei a caixa no sol, coberta por um vidro de 4mm.

Estava feliz no sábado  imaginando como iriam ficar deliciosos depois de prontos, quando observei no céu uma nuvem preta. Tiver que correr com tudo pra dentro. A minha festa acabou e terminei de fazer os tomates no micro-ondas mesmo. E continua chovendo muito por aqui. Poxa porque só descobrir essa coisa maravilhosa que é a desidratodora de alimentos depois que acabou o verão? Mas não desisto, estou esperando o sol pra começar tudo de novo.

Amanhã vou postar o selinho que ganhei da Lídia do Cor de Rosa Choque.

Aos queridos e queridas que passam por aqui deixo o meu abraço carinhoso.



12 comentários:

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Boa tarde, minha doce amiga.
Um absurdo que em pleno século XXI essas aditudes ainda permaneçam. Eu tenho horror de ver uma árvore derrubada, parece que estão me arrancando um braço. Eu crio o maior caso. Chamo polícia, IBAMA, o que vier na minha cabeça.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você.
Saudações Florestais !

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Fantástico, Giovanna! Também quero aprender; isso me lembra aquelas mulheres de países frios que antigamente tinham que aproveitar bem o verão para armazenar frutas e legumes para o inverno; eu acho que para fazer o doce cristalizado de casca de laranja, é necessário este processo também.
Amei a dica. Beijos.

Taty disse...

amiga vai ficar tudo bem, logo logo trarei boas surpresas, acho que voces irão gostar. Obrigada pelo apoio tá?
Beijão!!!

Açuti disse...

Oiii Gi,

nossa adoroo tomate seco...só ainda verdinha na cozinha, nem sabia que dava pra fazer essa gostosura em micro ondas, affff...verdinha, verdinha!!!hehehe

bjksss

Misturação - Ana Karla disse...

Giovanna,
que "belezuraaa", adorei!
Bom demais!
Xeros!

Unknown disse...

Giovanna , o sol vai voltar e depois você conta pra gente como foi a experiencia ... adoro tomates secos ... no forno nem pensar ...mais de 4 horas desidratando e eu parada cuidando rsss

Jacinta Dantas disse...

ah menina!
a chuva passará, outros tomates virão(agora estão caros) e sua experiência seguirá o curso.
Por aqui, rua alagada, andré passou, mais uma vez, recolhendo a mobília. Ficará mais um tempo no interior?
Eita novela. Mas é isso. Tudo passa.
Beijos

Calma que estou com pressa! disse...

oi Giovana! adoroo tomates secos e temperadinhos- eu não conhecia este processo - ideia legal - porque os prontos são caros!
bjs

Unknown disse...

Oiie nunca comi tomates secos acho ques estou perdendo pq pelo passo a passo que vc deixou aii me deu agua na boca'
BjOo

Açuti disse...

Oiii Gi,

tem um selinho pra vc lá no meu cantinho.

bjkss e excelente fim de semana.

Misturação - Ana Karla disse...

Giovanna, tem um selinho também lá no meu blog para você, espero que goste.
xeros

Unknown disse...

Giovanna , o sol e o calor voltaram e o desfecho dos tomotes secos ? rss

bj