sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Como Proteger um Livro


Gente, o post sobre o dia de esquecer um livro rendeu. Várias pessoas comentaram sobre o marcador de livros que criei para deixar o recado e proteer o livro. Para quem não sabe trabalho justamente fazendo isso, protegendo informação em suportes como papel principalmente. Sou vidrada nesse assunto e cada dia descubro maneiras e maneiras de proteger nossos amigos livros de ataques de cupins, brocas, traças, umidade, e de seu pior agressor, o próprio homem. Sim o maior destruidor de livros e acervos é o usuário/leitor.


Portanto já deu pra perceber que adoro um marcador de páginas. Confecciono uns em tecidos, feltros, miçangas, personalizados,  bordados. Tambem  pego os das promoções em livrarias, compro outros . Se você tiver um marcador bacana, diferente, pode me mandar pra eu aumentar a minha coleção.


Então agora vão as dicas para proteger/conservar seus amigos livros:

* Não use grampos, clips, elásticos para marcação de páginas;

* Não colar contact e fitas adesivas para fazer reparos, como colar lombadas ou paginas rasgadas;

*Não faça grifos ou anotações nas páginas;

*Não dobre as pontas das páginas ou mesmo o livro ao meio;

*Não vire a página com a ajuda da saliva (eca! Já pensou quantas bactérias, fungos  você pode pegar do livro e o ele (o livro) de você ao fazer isso?

* Nunca alimente-se ou fume sobre o livro;

*Não manusear o livro com mãos sujas, engorduradas, com excesso de cremes, perfumes, etc;

* Não expor os livros ao excesso de calor e umidade. Cuidado com o sol batendo sobre os seus livros na estante;

* Só retire o livro da estante pela parte superior da lombada.

Ah, mais uma coisa, sabe aquela orelha com a sinopse do livro? Aquilo não é um macador de páginas e se você usá-la como tal destruirá a capa do seu livro em pouco tempo.


Espero ter ajudado. As dicas parecem exageradas, mas pense em cada aluno ou usuário, numa biblioteca escolar ou pública, usando o acervo, onde estão guardados livros preciosos, sem observar esses cuidados mínimos. Certamente a memória cultural do nosso povo estará comprometida (mais do que já está) em pouquíssimo tempo. Beijos

16 comentários:

Tati disse...

Putz Gi, eu escrevi meu bilhete NA PÁGINA do livro... agora me senti agressora... Tomara que o conselho tutelar não baixe aqui: além de abandonar o incapaz no elevador ainda foi agredido... ops, e eu declarando amor eterno, está vendo?
Também tenho o hábito de destacar trechos que eu gosto (nos meus livros, é claro, não nos de bibliotecas) e uso, muitas vezes, a orelha como marcador, mas só nas primeiras páginas. Se me interesso e resolvo investir no livro, providencio o marcador. Já usei clips também... Ai, me senti péssima agora... rsrs Vou melhorar, amiga. Que bom que você está ensinando. Beijos.

Glorinha L de Lion disse...

Gi, já eu, tenho tanta devoçaõ pelos meus, que apíos l~e-los continuam parecendo novos! A não ser pelos rabiscos à lápis , sublinhações e anotações ao lado quando gosto muito do livro. Não gosto nem de emprestar meus livros! Tenho ciúme. Prefiro comprar e dar um igual a emprestar, pois já perdi inúmeros livros assim! Tb participei do dia de deixar um livro em algum lugar, mas nem falei isso pq acho que essas coisas não precisam ser ditas. É igual caridade, a gente faz e fica quieta. Pra que propaganda? Mas confesso que dei um livro que minha filha havia ganho e não gostou e eu detesto o tipo de literatura que era, mas vai ser bem usado por alguém, tenho certeza, pelo menos será lido. Eu cuido muito bem dos meus filhinhos, tá amiga, não faço nada disso não. E uso marcadores tb! Livro é meu santo de devoção! Beijão amiga querida! Respondi pra vc lá.

Glorinha L de Lion disse...

Gi,
Que grandes e importantes dicas você dá aqui! Uma ótima bibliotecária você é.
bjs cariocas

Teredecorando disse...

Gi,
Boas dicas.
Adorei os marcadores de página...Belos!!
Bom final de semana.
Bjs mil

Anabela Jardim disse...

Belas dicas! Nas bibliotecaspúblicas os maiores destruidores são mesmo os jovens estudantes, principalmente se os livros forem daqueles didáticos com empréstimo para o ano todo.

Maberte disse...

Vou escrever um livro um dia... E o nome será: A dona da casa.

Falcolina Coisas da Lina disse...

Gostei muito das dicas!!!!!!!!!
Tô super ansiosa para o dia 26...
Ebaaaa
Bjs
Lina

Isadora disse...

Gi, eu tenho o maior cuidado com meus livros e adorei as dicas. Percebi apenas que faço uma coisa errada: eu uso a orelha para marcar a página. Agora não mais o farei!
Um beijinho

Nilce disse...

Dicas maravilhosas só podiam vir de você mesmo né?
Mas não adianta, estou uma fera contigo. Cadê a foto do marcador que fez para mim e que uso muito por sinal? E é lindo de viver.

Bom domingo e feriado querida.

Bjs no coração!

Nilce

Maria Célia disse...

OI Gi
Que bacana todo este cuidado com os livros. Também faço isto, tenho maior carinho por eles.
Bjos

Lidia Ferreira disse...

Minah querida ,
Lindo marcadores , adorei as dicas
bjs

pensandoemfamilia disse...

Boas dicas.
Passei também para convidá- a ler o relato da amiga Rosélia na Série a Criança que eu fui.
bjs

orvalho do ceu disse...

OI, GI
Cheguei agorinha da roça e por lá foi tudo lindo... espero que com vc também tenham transcorridos dias felizes...
Olha,só se tem carinho pelo que se ama... Logo:concluí que adora a arte literária,menina...
Fique com Deus, tenha paz e amor!!!
Bjm

Macá disse...

Olá Gi
Oba! quantas dicas super boas. Confesso, no início eu marco as páginas com a orelha do livro. Não vou mais fazer isso, tá professora? rsrsrrs
Olha, hoje eu fiz um post sobre o dia que esqueci o livro. Foi a semana passada, mas como eu não estava aqui, fiz hoje.Embora a Glorinha tenha dito que não precisaríamos postar sobre isso, eu acho que quanto mais gente souber, mais o movimento aumenta e isso é bom não é?
Bom, em todo caso já está feito.
um beijo

Unknown disse...

Giovanna
lendo as dicas, eu pareço ser bem cuidadosa com os livro.s
só não sei livrá-los do ácaro.
sou alergica, aí já viu
beijos

She disse...

Gi, que post SENSACIONAL, não tinha visto, amei as dicas, embora já as siga instintivamente...rs
Beijo, beijo!
She