No dia 31/10, a Isadora, do Tantos caminhos fez um post muito interessante com o objetivo de nos convidar a disseminar a leitura por esse mundão afora.
Isso é possível? Sim, e de uma maneira muito simples! Li o post e adorei a ideia. Lembrei de uma amiga querida que me contou que algo parecido acontece em cidades européias.
Claro que não vamos, com essa iniciativa, mudar o hábito de leitura do nosso País, mas podemos ajudar um pouco, além de proporcionar a leitura de um bom livro àqueles que, infelizmente, por um motivo ou outro não podem adquirir um, ou que não tem o hábito de ler. Já pensou na grande corrente que podemos fazer em prol da leitura?
Então vamos a ideia: convidamos os amigos a separarem um bom livro, apenas um e no dia 08/11, simplesmente, o esquecerem em algum lugar público. Ônibus, metrô, banco de praça, qualquer lugar vale. Dentro do livro deve conter um bilhete informando que aquele livro foi esquecido naquele lugar justamente para que quem o encontrasse o lesse. A única regra: passar o livro adiante, ou seja, após lê-lo fazer o mesmo, esquecê-lo em um lugar público e assim dar a oportunidade de que outra pessoa leia.
E aí, o que vocês acham? Topam participar? Então dia 08/11 fica instituído o dia em que um pequeno grupo de pessoas ajudou a levar um pouco de boa leitura as pessoas.
Divulguem em seus blogs ou através do seu e-mail, entre seus amigos, parentes e conhecidos. Seria muito interessante se vocês fotografassem o livro esquecido e depois fizessem um post comentando como foi. O importante mesmo é que possamos levar um pouco de boa leitura a outras pessoas.
Eu já estou pensando no livro que esquecerei! Cada um pode fazer da maneira que quiser! Se quiserem esquecer mais de um livro, ótimo. Já os mais apegados, aos livros, se quiserem comprar um livro no sebo para esquecer também vale. Divulguem e vamos fazer no dia 08/11, uma festa e levar um pouco de boa leitura para alguns! A Isa informa que essa ideia foi iniciada com um belo post que a Luma Rosa, do blog Luz de Luma, yes party!
Ainda sobre livros: estou lendo "O que não contei, de Azar Nafisi, livro de memórias de uma iraniana cuja família passa pelas turbulências da revolução islâmica de 78-79 que transforma sua terra natal numa ditadura religiosa. Hoje leio as páginas desse livro com o coração apertado e com o pensamento em Sakineh Mohammadi Ashtiani, a irianiana presa, torturada e condenada a morte, que poderá ser executada a qualquer momento. Até quando teremos que assistir essa barbárie?
16 comentários:
Gi que bom que você está ajudando a passar a ideia adiante. Se der certo será muito bom.
Infelizmente acho que o caso da iraniana não alterará. Eu, particularmente, considero um absurdo termos evoluido tanto para vermos isso acontecer.
Mas como não sabemos o que é possível ou não podemos acreditar.
Um beijo e vou linkar seu post ao Tantos Caminhos
Bom dia! Aqui na nossa cidade stamos com a feira do livro e, junto com ela, iniciou este movimento de esquecer um livro. Foi escolhida uma parte da cidade onde o movimento é grande e ali, na praça Coronel Pedro Osório, muitos livros foram "esquecidos".... mas, vou entrar neste movimento do dia 08/11 para poder beneficiar este lado da cidade onde vivo e trabalho...
A idéia é muito boa mesmo. Todo ano distribuímos muitos da empresa que marido trabalha.
Quanto à iraniana, muito triste mesmo.
Bjs no coração!
Nilce
Nossa que campanha maravilhosa, vale a pena!
beijos
Bom dia Gi,
Que bom que você também aderiu à ideia.
Claro que não podemos esquecer da Sakineh, que é um absurdo.
Beijos,
Cê
Gi
é claro que vc abraçaria essa ideia. Pelo pouco que te conheço e pelo muito que já te li, acho sua cara.
Muito bom!
Iram
Estou nessa campanha, clarooo!
Gi, o caso Sakineh Mohammadi Ashtiani, causou indignação em todos.
Vi as fotos abaixo,,, muito proveitoso pelo visto.
Xeros
Oi, Gi querida
To ansiosa pela sua resposta sobre o Encontro aí...Será que vão poder trocar a data,como lhe pedi? Tomara!
Cheguei há pouco da roça...
Vou postar no dia 8 também... nos vemos...
Bjks carinhosas
Muito boa essa idéia.
Acho que vou participar.
Vou escolher um livro bem legal.
beijos.
Oi amiga linda! Que idéia boa, esta do livro! Vou fazer isso também!
Sobre as mulheres dos países não influenciados pelo Evangelho de Jesus, a situação delas é infintamente pior do que a das outras mulheres.
Jesus, diante de uma situação semelhante a esta disse: "Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra".
A educação mais refinada que um ser humano pode receber é o Evangelho de Jesus, não é mesmo?
Querida Gi, sobre o aleitamento materno, vc não teve esta oportunidade, mas agora pode beneficiar milhares de crianças, participando desta grande corrente pelo resgate de um ato tão natural e ecológico, que é o aleitamento materno!
Vc é formadora nata de opinião; se tomar esta causa, vai longe!
Beijos, amiga.
Olá Gi, só nos resta rezar pela iraniana.
Quanto a idéia do livro já estou providenciando.
E quando tiver um tempinho vá lá no meu blog que já tem uma sugestão para o natal. Gostei da sua idéia.
Beijo
Maria Luiza (Lulú)
Minha querida ,
Muito boa ideia essa da leitura , quanto a iraniana , ja participei de assinaturas, mas eu acho difícil , mas vamos rezar
bjs
Amiga, eu sei que inantilidade minha, querer viver numa realidade diferente, mas eu EVITO ver essas notícas acredita? nossa! é muita brbaridade pra um mulher como eu que tem sindrome de pequeno príncie, peter pan e outros...Num consigo crer nessa barbaridade nos dias de hoje! Só peço á Deus misericórdia!
Beijos amiga!
Gostei da idéia. Aqui em BH temos a leitura nos õnibus, em encarte especial amarrado nos bancos.
Já aderi a sugestão.
Gde abraço, em divina amizade.
Sonia Guzzi
Olá, Gi
Paso pra lhe dizer que reprisei a sua série... vê lá, tá???
Bjm e ótimo fim de semana
Ah! Nosso encontro daqui será amanhã..
Postar um comentário