quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ainda Sobre o Cuidado Com os Livros

Gente, fiquei sem tempo para postagens pois estava com a casa cheia de visitas no feriadão. Mas adorei os comentários a repeitos das dicas que deixei para proteger e cuidar dos livros. Algumas pessoas confessaram que dobravam a ponta da página como marcador, o que maltrata demais nossos queridos.

Imagem daqui
O livro é feito de papel é papel, de fibras. Quando dobramos o papel as fibras se quebram, porque as ligações que mantêm o papel em sua forma original são rompidas com as dobras  e certamente no futuro aquele pedacinho dobrado se rasgará causando  dano, muitas vezes irreversível,  para o livro.

Imagem daqui
Marcar livro com  post-it, como vejo muita gente fazer, também não é o ideal. A colinha que vem no produto não faz nada bem ao livro. Com o tempo ela vai manchar e marcar a página. Além disso, é bom você saber que, caso seu livro sofra um ataque de traça, cupim ou broca, esses xilófagos adoram essa cola que está também nas fitas adesivas.

O ideal mesmo é marcar a página do seu tesouro (o livro) com  marcadores de páginas. Pensando na preservação as livrarias oferecem marcadores gratuitamente quando você adquire um livro. Algumas bibliotecas  oferecem os marcadores que também funcionam como um lembrete para a data da devolução.

Olha que graça esse simples em origami de tecido, da Nídia telles, veja PAP aqui


Olha esse da Monalisa em ponto cruz. O PAP está aqui em um blog de Portugal. Mas na net você encontra outras receitas mais simples de marcadores de livros com esse bordado.


Olha que fofura esse aqui feito com CD que iria para o lixo. Estão a venda aqui
Na net há vários PAPs e moldes parecidos


Tem também os divertidos. Esse aí combina com um romance policial. Achei aqui


E esses de silicone, "sangrando", achei aqui


Aqui mais um dos meus. Esse feito especialmente para a Nilce que venceu o sorteio de um ano do Bordados.

Agora as ideias e dicas estão aí. Alguém ainda vai dobrar a ponta da página para marcar a leitura? espero que não. Beijos

15 comentários:

Tati disse...

Gi, eu tenho alguns marcadores. Meu preferido ganhei de uma empresa que trabalhei há uns 6 ou 7 anos atrás, ele tem imã e gruda entre duas páginas, AMOO! Já está quebrado, partiu em dois, agora o que o mantém unido é o imã, mas não dispenso. Quando estou lendo um livro maior, é o que uso. É verdade que, quando o Bê encontra, sei que terei que buscar a página em que parei. Ele fica encantado com o marcador de imã. E, óbvio, quer ler livros grandes para poder marcar a página!! hahahah O Bê é impagável!
Adorei as novas dicas. Meu maior pecado com os livros é o "destaca texto", please, não me risque do seu caderninho nem me exclua de seguidora, não me marque como spammer, eu vou me redimir! kkkk
Beijos.

Nilce disse...

Tudo muito bom para os menos cuidadosos. Lindos demais teus marcadores, e diga que o meu não é fofo. rsrs
Estou usando direto. Amo de paixão.
Agradeço muito a você a cada vez que pego nele.

Bjs no coração!

Nilce

Lúcia Soares disse...

Giovanna, dobrar página nunca faço, acho uma "maldade" com o livro. Se não acho meus marcadores (tenho vários, de papel, simples), uso até papel higiênico para marcar. rsrsr
Lindos e interessantes os marcadores que você mostrou.
Bj

Anabela Jardim disse...

Estou amando as suas dicas.Confesso que marco a página com um lápis que sempre deixo dentro do livro que estou lendo, pois tenho o hábito de grifar o que acho interessante e o lápis sempre à mão facilita bastante.

PAULINHA SALES disse...

Olá Giovanna, tudo bem???

Gostei muito das idéias dos marcadores de livro. Bloguendo pela net, encontrei o seu blog... Simplesmente Amei, parabéns!!! Faça uma visitinha no meu blog - www.flordechitadeamargosa.blogspot.com

Beijinhos Carinhosos...

Paulinha Sales

Anônimo disse...

Ah Giovanna, eu simplesmente acho lindo esse seu apreço pelos livros. e se posso te confessar uma coisa. Eu também sou assim. Só que beiro a bitolagem. Não gosto que dobrem e as vezes peço para lavarem as mãos. Mas também né é um livro. E de um tempo pa cá eu desenvolvi um método. Compro sempre três exemplares do mesmo livro. Uma pra eu guardar, um para eu ler e outro para quem quiser emprestado. Eu sei... sou louco. Mas é como diz a canção: livro violão e mulher não se emprestam, kkkk. E sempre que eu empresto os meus eles voltam todos "estuprados" e eu fico com raiva.

Beijos.

Cris França disse...

Gi, que legal sua postagem, é por ai mesmo, todo cuidado é pouco com aquilo que amamos.

Mas eu tenho uma pergunta, desenterrei dois livros da casa da minha sogra, que eram do meu marido de quando ele era pequeno, mas um deles está separado ao meio, queria uma dica legal de como arrumar esse livro, vc tem? se tiver agradeço


quero poder ler ele para a Juju.


bjão

Iram Matias disse...

XIIIII!!!!
Sou super ciumenta com meus livros.
Marco as páginas com a foto das minhas ptchucas, assim posso olhar as carinhas delas antes de dormir.

Muito lindos os marcas textos. Tenho um que adoro, do Klimt.

Beijos

Leci Irene disse...

Guria, estou adorando estes cuidados com os livros. Terei que fazer algumas coisas pelos meus!!!!!!!!

Heloisa disse...

Giovanna,
Ótimas suas ideias sobre cuidados com os livros, e muito bonitos os marcadores feitos por você, e os outros aqui mostrados.
Acho que até dói ver um livro com a ponta da sua página dobrada. Se não se tem um marcador por perto, pode-se apelar para qualquer pedaço de papel.

Muito obrigada por seus cumprimentos pelo meu aniversário. Gostei demais.

Beijos.

Maberte disse...

olá!
Vim te visitar e convidar para conhecer o meu novo cantinho.
http://blogdamulherpensante.blogspot.com/

Mara D'Almeida disse...

Olá Giovanna! Suas dicas são sempre fantásticas! Também sou fã de livros e tenho certeza que eles merecem todo o carinho e cuidado! Um grande abraço e tenho novidades que ainda vou postar no blog. Abraços, Mara, com muito carinho!

Unknown disse...

Gi
eu não dobro as pontinhas não
mas infelizmente tenho mania de guardar papeis dentros dos pobres.
vou melhorar.
beijos

She disse...

Sensacional Gi, agora estou vendo se faço marcadores para o meu CABRA CEGA, mas ainda resolvendo alguns detalhes, amei aquele do romance policial...hehe
Beijo, beijo!
She

Nidia Telles disse...

Obrigada por postar meu marcador de páginas. Postei também outros em meu blog. Abraços.