terça-feira, 17 de maio de 2011

No Lugar do Presídio, uma Praça

Moro num bairro relativamente novo, construído na  década de 90. O bairro planejado, chamado de Cidade Continental é um  conjunto habitacional e nos foi entregue no início do ano de 1996. Temos como vizinho um dos bairros mais violentos do município de Serra, que melhorou muito sua infra estrutura nas últimas administrações e logicamente com a construção do nosso bairro. Mas, apesar das melhorias, no final do bairro Novo Horizonte e na entrada do nosso, havia um presídio. Na década de 70 era apenas uma delegacia, mas depois, com os problemas do sistema carcerário, acabou por se transformar, nos anos 80, em presídio que acolhia (nem sei se essa é a palavra correta) estupradores  (imagine bem os vizinhos que tínhamos). Mas nas duas últimas décadas o governo perdeu o controle de tudo. Com o aumento da criminalidade ali tiveram que guardar, prender qualquer tipo de criminoso. Para piorar a situação em 2006 foram instaladas ali as celas metálicas, conhecidas como 'celas micro-ondas',  denunciadas ao plenário do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU).


Celas micro-ondas


Muito parecido com um campo de concentração

Fico pensando se alguém, em sã consciência, acredita que desse lugar pode sair homens regenerados. E se a sociedade não vai pagar um preço alto por tudo isso.

Imagina chegar no lugar que você escolheu para viver, criar os seus filhos e ver esse cenário. Mas do que a cena triste e repugnante, o  pior era ouvir os gritos e os tiros que saíam dali. Ouvir, deitada em minha cama,  os estrondos das rebeliões. Saber das torturas, dos maus tratos, das mortes violentas me incomodavam e muito. Nem tenho coragem de mostrar aqui as imagens bizarras, horríveis, tantas e tantas vezes mostradas pela imprensa local, que dencunciavam a super lotação. Para conhecer essa realidade pode entrar aqui.

Foto da demolição de ontem (Jornal Folha Vitória)

O presídio foi desativado há alguns meses atrás. Claro que após muita pressão da comunidade, dos defensores dos Direitos Humanos e após visita do Conselho Nacional de Justiça, que determinou a imediata desativação das celas. Mas mesmo depois de desativado, o prédio, símbolo da barbárie, continuava lá, como uma mancha triste na história de nossa comunidade.

O presídio foi embora. Foi construído um novo Complexo Penitenciário no Município, mais afastado da cidade. Muitas vezes me pergunto se não transferiam de lugar o problema. Basta apenas construir presídios? Não seria mais barato prevenir a violência, cuidar das crianças e dos jovens? Será que não seria mais viável reformar o sistema penitenciário para que os que lá se encontram tenham uma outra chance, uma nova oportunidade? Será que ainda não perceberam que quem vai pagar a conta de um sistema mal gerenciado, desgovernado é a própria sociedade?

Hoje de manhã, a caminho do trabalho, paramos o carro porque fiz questão de tirar uma foto depois da demolição de ontem. Já consigo visiualizar o local com uma linda praça.  Dizem que uma escola também está prevista no projeto, então me lembrei da frase de Victor Hugo: "Aquele que abre uma porta de escola, fecha uma prisão"


A praça terá o significativo nome de PRAÇA DA LIBERDADE.

Fiz questão de mostrar essa realidade pra vocês, queridos amigos. Estou aqui sobrevivendo, com o coração ainda apertado, sem conseguir falar do que passa aqui dentro de mim. Então, com saudades de vocês mostro o que vai no entorno de onde vivo. Amanhã postarei meus bordados, que tanto me ajudam nesses dias de tristeza. E em seguida voltarei com a Série: Eu também Sei Cozinhar, com um prato preparado pela Rosélia.

4 comentários:

orvalho do ceu disse...

Minha flor,
O coração dói... a alma se ressente... a vida passa... os transtornos de toda ordem vão se embolando... beco sem saída... desilusão... controvérsias... mas a vida vai seguindo... mesmo nos arrastando...
Tenha paz de espírito ao menos!!!
É o que almejo pra mim também...
Bjm de paz e me avise o dia da série, por gentileza, para eu publicar juntinho com vc, tá???
Deus lhe abençoe!!!

Sonia Guzzi disse...

Querida.
Seu texto é muito realista e comovedor. Sua preocupação é a minha também. Trabalhei como conselheira tutelar com o objetivo de ajudar, mas, a realidade é dura, as necessidades humanas imediatistas. Se não existe visibilidade para o projeto ele é relegado.
Gde abraço, em divina amizade.
Sonia Guzzi

Beth/Lilás disse...

Oi, amiga Giovanna!
Eu fiquei daqui imaginando toda o cenário, nem precisei entrar no link, porque a gente já sabe e dói muito ver tanta desgraça humana.
Pois as cidades dos nossos sonhos deveriam ser como Chico Buarque diz em sua música A Cidade Ideal - "Deve ter alamedas verdes
a cidade dos meus amores . . .

Tomara que esta nova consciência chegue e ilumine este lugar, traga bons fluidos e renasça a esperança de dias melhores.
um beijo grande, carioca

Nilce disse...

Oi Gi querida

É muito triste saber que há presídios caindo aos pedaços no Brasil. Ninguém vivendo numa situação assim poderá se recuperar mesmo, só cresce a revolta de viver amontoado e sem ter o que fazer.

Que esta praça traga muita alegria para todos das redondezas. Que seja de muita liberdade.

Força aí amiga.

Bjs no coração!

Nilce