sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Essa inexplicável paixão pelos livros

Estou com um livro nas mãos. Novinho, cheiroso, daqueles que você se apaixona, a primeira vista, quando o vê na estante. Quando o toca se apaixona ainda mais e quando o folheia e lê as primeiras páginas sente que ele definitivamente ganhou seu coração. Amo livros, adoro ler, não consigo passar os dias sem alguma leitura, não consigo viver sem um livro na bolsa para que a qualquer momento eu o tome nas mãos e sinta, mais uma vez, o prazer da leitura. Nem sei quando foi que descobri essa paixão, mas pode ter iniciado quando, há muito anos, comecei a juntar as primeiras letras, sílabas e palavras.

Detalhe de "Menina Lendo" de Berthe Morisot (1841-1895)

Veja o que Martha Medeiros disse sobre livros e leitura:

“Eu, por exemplo, gosto do cheiro dos livros. Gosto de interromper a leitura num trecho especialmente bonito e encostá-lo contra o peito, fechado, enquanto penso no que foi lido. Depois reabro e continuo a viagem. (…) Gosto do barulho das paginas sendo folheadas. Gosto das marcas de velhice que o livro vai ganhando: (…) a lombada descascando, o volume ficando meio ondulado com o manuseio. Tem gente que diz que uma casa sem cortinas é uma casa nua. Eu penso o mesmo de uma casa sem livros.”
Martha Medeiros

Agora pergunto: como transmitir essa paixão para os outros? Eis o meu dilema, meu desafio.

O livro que estou lendo:
As Observações
Autora: Jane Harris
Editora: Record
Assunto: Literatura Estrangeira - Romances
Tradutor: Marcello Rollemberg
462 páginas

Resenha: Escócia, 1863. A jovem irlandesa Bessy Buckley torna-se criada em uma propriedade rural em Edimburgo. Por saber escrever, é eleita a favorita da patroa, Arabella Reid. Intrigada com a insistência de Arabella em que ela mantenha um diário relatando desde as tarefas mais frívolas até seus pensamentos mais reservados, Bessy logo se vê explorando o mundo de segredos de Arabella, segredos que ocultam as misteriosas circunstâncias da morte de Nora, sua predecessora no Castelo Haivers. Fonte: http://www.skoob.com.br/livro/97917-as-observacoes



Na terça feira esse bloguinho comemora 2 anos. Teremos surpresa e sorteio, espero você na minha festa.
Bjs

8 comentários:

She disse...

Ahhhhh ler é tão importante e pra mim nada substitui as folhas de papel, o livro convencional com aquele cheirinho de novo... Adorei o post! Obaaaaa estamos em festa! Volto por aqui para te parabenizar! ;)
Beijo, beijo querida!
She

Glorinha L de Lion disse...

Hum...só pela capa já gostei...quando li a sinopse então...deve ser daqueles que prendem até a última página...gostei...beijos,

Beth/Lilás disse...

É, deve ser bom mesmo este livro!
Estaremos juntas comemorando contigo esta data querida.
um beijinho carioca

Anabela Jardim disse...

Não sei porque, tenho para mim que atualmente as pessoas gostam mais de livros do que há um tempo atrás.
antes só liam livros quem gostava de estudar e tinha um pouco de cultura. Hoje as pessoas leem sobre tudo. Veja bem esses livros que viram febre entre os adolescentes. Sempre vejo muitos lendo, não o que eu indicaria, mas estão lendo.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Como vou estar viajando no dia do aniversário do seu blog, deixo, desde já, meus cumprimentos.
Parabéns, e muitas outras comemorações.
Beijo.

Arteira Craft disse...

Adoroooo os livros tambem...:)
otimo post.
Leio todos os dias, não durmo sem ler pelo menos um pouquinho. *Ü*
bjks
Rose

Arteira Craft
http://arteiracraft.blogspot.com/

pensandoemfamilia disse...

Também gosto de livros, desde as ilustrações da capa até o conteúdo. Mas acabo lendo mais livros da área de trabalho, mas estes não são os meus preferidos.
Estaremos juntas nos festejoss.
bjs

Teredecorando disse...

Olá Giovanna,
Como vai?
Eu gosto muito de ler. No momento, está difícil até para vir aqui, mas...Vai melhorar.
Bjs mil