quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cintia Arruda na Série Eu Também Sei Cozinhar

Conheci a Cintia do Meu Cantinho em janeiro desse ano num encontro de blogueiras no MAC em Niteroi- RJ. Entre uma conversa e outra ela nos falou de um pão maravilhoso que aprendeu através de uma portuguesa, dona de um restaurante. Como adoro pão, fiquei insistindo com a Cintia para me enviar a receita. E claro, pedi permissão a ela para postá-la aqui e partilhar com vocês na Série, Eu também sei cozinhar. ´


Essa é a foto do Pão Saloio que a Cíntia me enviou

A Cíntia é uma menina/mulher linda. Parece uma boneca delicada, mas sei que é forte, guerreira e adora cozinhar coisas gostosas para sua família. Então vamos lá:

PÃO SALOIO

Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: Até meia hora
Rendimento: 4 pães

Cíntia me diz que  a culinária portuguesa tem seus truques e segredos. No livro "Cozinhar É Preciso", Henriqueta Henriques, a Dona Henriqueta, proprietária do restaurante Gruta de Santo Antonio, em Niterói, divide alguns deles com os amantes da cozinha lusitana. Nesse livro a  cozinheira apresenta receitas clássicas e tradicionais e mostra os primeiros pratos que fizeram sucesso entre seus clientes. Premiado, foi vencedor do Gourmand World Cookbook Awards em 2008, um dos mais cobiçados da área gastronômica no mundo.

O livro da Dona Henriqueta

A obra narra a trajetória de Dona Henriqueta e de seus filhos, Alexandre e Marcelo, à frente do estabelecimento e traz o modo de preparo de pratos incríveis e saborosos. O pão saloio, apresentado a seguir, era feito pela mãe de Henriqueta. Na época, "era cozido no forno a lenha". O Gruta de Santo Antonio assa o pão diariamente.

Fachada do Restaurante Gruta de Santo Antônio
Imagem daqui

Cíntia e o seu marido Mariano jantando
no Restaurante Gruta de Santo Antônio

Mas vamos a Receita do Pão


Ingredientes
3 1/2 xícaras de água
2 colheres (café) de sal
1 colher (sopa) de óleo de soja
1 tablete de fermento Fleischmann
1 colher (sopa) de manteiga
1kg de farinha de trigo Rosa Branca Premium

Modo de preparo: Amorne a água e junte o sal, o óleo, o fermento e a manteiga, mexendo com uma colher de pau. Quando os ingredientes estiverem derretidos, adicione a farinha de trigo e amasse durante 15 minutos, no mínimo. Cubra a massa com um pano, faça o sinal da cruz e reze. Deixe a massa descansar por 2 horas. Modele os pãezinhos, leve-os à geladeira dispostos em um tabuleiro e deixe-os descansar por 2 horas. Aqueça o forno a 180ºC. Retire os pães da geladeira e leve ao forno para assar. O choque térmico é importante para a massa.

Utensílios necessários
colher de pau
tabuleiro
bacia para amassar
pano de prato

Segredinhos
Pão saloio, em Lisboa, quer dizer pão da roça. O pão só está bem cozido quando fica leve. Fica ainda mais saboroso se descansar por 12 horas na geladeira antes de assar. Na Gruta de Santo Antônio, faz-se sempre o pão nosso de cada dia. Se você quiser tornar esta receita ainda mais portuguesa, enquanto espera a massa descansar, faça a reza do pão, de acordo com a tradição dos Montes:

Deus te levede
Deus te acrescente
Deus te livre
De má gente

Costumo fazer a massa, modelo os paezinhos em tamanhos pequenos, um pouco maior que pão frances (a massa cresce) e asso somente na hora de comer, no forno baixinho, por 35 a 45 min, depende do forno, pode deixar a massa, que não usar guardada na geladeira, por no máximo 3 dias. Experimente e me fale, ele fica crocante por fora e macio por dentro.

Cìntia obrigada minha querida,  por tanto carinho e gentileza.


9 comentários:

She disse...

Obaaaaaaaaaaaa! Adorei! Tenho um carinho enorme por essa menina doce, amei o post! E que fotinho linda dela com o maridinho!
Beijo, beijo Gi e Cíntia! ;)
She

pensandoemfamilia disse...

Adoro pão e a receita parece fácil. Não sabia dos dons culinários da querida Cíntia.
Vc sempre enriquecendo a Série com sua descriçrição delicadasobre as pessoas e bem fiéis ao que elas são, pois como vc, conheci a Cintia no nosso primeiro encontro em Niterói.
bjs

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
São poucos os Blogs que posso postar comentário...
Gosto muito de fazer pão e o seu post ficou bem legal...
Parabéns às duas!!!
Bjs de paz e uma semana bem saborosa pra nós todos.

simone disse...

Adorei a receita!!
Beijokas!

chica disse...

<ari é uma maor e também gosta de cozinhar.Legal!Ótima receita...Dá vontade!beijos,chica

Lata de Luxo disse...

Ola,querida Giovanna.
Tenho acompanhado seu blog e visto essa nova serie.Sera que posso participar?Afinal,tambem sei cozinhar,amiga.Fora isso,quero dizer que saiu a lista do sorteio la no meu Lata e seu numero 08.O sorteio e dia 10 de junho.Boa sorte,garota.Bjka grande e um Feliz domingo.
zenaide storino.

Wal disse...

Deus água na boca!
rs!!!

Unknown disse...

Puxa....

que bonito Gi...
rezar sobre o alimento.
meu Deus, sabia que fiquei emocionada?

Que prática bonita.

ah. este pãozinho é ideal pra mim, porque as vezes, quando não estou bem, preciso ter algo na geladeira pra servir aos meninos.
"brigada Gi"

e que o papai do céu abençoe muito a querida Cintia.

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Gi minha querida!!!
Eu amei a postagem!! Espero que todos provem dessa delícia!!
Adorei fazer parte do seu cantinho de um jeito muito especial e carinho!
Você é mesmo uma mulher muito querida e a quem desejo tudo de mais maravilhoso que existe neste planeta!!
Dia dos namorados fui para o restaurante e mencionei sua postagem no meu cantinho hoje, ah por falar nisso, o grupo do Sto Antônio, adorou sua postagem e agradeceu!
Sua próxima vindo ao Rio, iremos almoçar lá!!
beijos