quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Tempo Curto, Mas a Leitura está em Dia

Gente, hoje dou o ar da graça aqui e pretendo também fazer as visitinhas , deixar os comentários, enfim, seguir a vida normal de blogueira. Tanta coisa acontecendo e eu no meio de papéis antigos e mofados ( eu gosto, não do mofo, dos papéis antigos). fazer o que, trabalho é trabalho.

Bom, primeiro, convido para uma visitinha aqui , onde dei as caras num trabalho de conclusão de uma disciplina do Curso de Jornalismo da UFES, do meu  amigo Alexandre Lemos. É rapidinho!!!

Agora, devo dizer que apesar da correira não posso ficar sem leitura. O tempo reservado para ler é o tempo em que ficaria olhando para o nada a espera e dentro do ônibus.


Esse livro é do antropólogo Roberto da Matta e analisa o porque estamos vivendo em cidades caóticas, no que diz respeito ao trânsito. “Na rua, a democracia e o bom senso ali requeridos se invertem, e a maioria descobre, sob pena de ser sistematicamente agredida ou perder a vida, que aquele espaço pertence aos que estão dentro de seus respectivos veículos ou montados em suas motos”. Esse livro é resultado de uma análise sobre o trânsito encomendada pelo governo do Estado do Espírito Santo. Estou adorando a leitura e compreendendo muitos comportamentos que vejo no dia-a-dia, na relação carro/pedestres.



Aguardando na fila está esse estudo que conta a trajetória das mulheres, do Brasil colonial até nossos dias, voltando-se a todos os tipos de leitores e leitoras: adultos e jovens, especialistas e curiosos, estudantes e professores, arrastando-os numa viagem através dos tempos. Obra organizada por Mary Del Priore - da qual participam duas dezenas de historiadores além da consagrada escritora Lygia Fagundes Telles - mostra como nasciam, viviam e morriam as brasileiras no passado e o mundo material e simbólico que as cercavam. Percebendo a história das mulheres como algo que envolve também a história das famílias, do trabalho, da mídia, da literatura, da sexualidade, da violência, dos sentimentos e das representações, o livro abarca os mais diferentes espaços (campo e cidade, norte e sul do país) e extratos sociais (escravas, operárias, sinhazinhas, burguesas, donas de casa, professoras, bóias-frias). Também não se contenta em apenas de separar as vitórias e as derrotas das mulheres, mas derruba mitos, encoraja debates, estimula a reflexão e coloca a questão feminina na ordem do dia. Sucesso de público e de crítica, HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL já chegou a 20 mil exemplares vendidos, além de ter ganho os prestigiados prêmios Jabuti e Casa Grande e Senzala. Sinopse daqui.

Espero que gostem de minha dicas. São leituras agradáveis e cheias de informação. Beijos

11 comentários:

Lidia Ferreira disse...

Minha querida fui la ver e amei , valeu as dicas
bjs

Beth/Lilás disse...

Querida Giovanna!
Eu ando meio sumida, tempo escasso, mas hoje vim aqui para deixa-lhe um abraço e dizer que sempre que posso estou dando uma olhadinha nos seus escritos e nas amigas da blogosfera.
beijo grande carioca

chica disse...

Muito legais tuas dicas! Deixp um beijo e desejo tudo de bom,chica

Cris França disse...

Gi querida

tempo curto no fim do ano é natural, haja tempo para a gente distribuir tanto amor aos que nos cercam e ainda fazer todas as coisas que amamos.

um dia a gente chega lá, nem seja para atrasar tudo de novo no dia seguinte...rs bjs

Maria Célia disse...

Olá Gi
Fui dar uma espiadinha que você indicou e achei o máximo, você ficou ótima na foto ao lado dos seus trabalhos. Parabéns!!
Gostei muito das dicas dos livros, especialmente o segundo sobre a História das Mulheres no Brasil.
Bjos

orvalho do ceu disse...

Oi, querida
Fico me imaginando há 15 anos atrás antes de me aposentar...
Deus lhe ajude no fim de ano!!!
Bjs de boa noite.

Unknown disse...

Giovanna
querida, espero que você esteja bem.
que dicas legais.
gostei
beijos

Isadora disse...

Gi, adorei as duas indicações. O mês de novembro foi tão louco que pouco tempo tive para qualquer coisa que não fosse trabalho, mas a partir de hoje estou com mais tempo livre, e a leitura será colocada em dia.
Acho que para esses dias a leitura do segundo livro cairá melhor.
Um beijinho

Nilce disse...

Oi Gi.
Fui lá e adorei. Ouvir a tua voz e te ver foi bom demais. Parecia que você estava na minha frente querida.
Que saudades que tive, como se a conhecesse pessoalmente.

Bjs no coração!

Nilce

armalu,blogspot.com disse...

Venho te dar um abraço, te agradecer a visita, e te abraçar num abraço de mãe para mãe.
A minha asa, a asa que que impede de voar, é a asa do amor, a asa de alguem a quem ama por inteiro e não tenho nada em troca,conserva a tua asa, muito apertadinha a ti,o abraço que esperas vai chegar um dia , que seja breve e bem feliz. bj

Vanessa disse...

Olá, Giovanna.
Vim parar no seu blog de modo um pouco estranho, atraves de um email de um comentário deixado no seu blog!!! Como veio parar na minha caixa de mensagens eu realmente nem desconfio ???!!!!
Mesmo assim, gostei do q vi por aqui e estou te seguindo, ok!!!
Qto ao livro sobre a história das mulheres no Brasil, é muito interessante, mas eu não consegui ler até o final, na minha opinião é só pra quem estuda mesmo, mas como disse é um livro muito bom.
Bjsss. Estarei sempre por aqui.
Vanessa